iPhones 4 bloqueados, o que fazer? [SOFTBANK]

Uma das perguntas que me fazem praticamente todos os dias é como proceder com iPhones 4 bloqueados. Como atualizá-los ou como desbloqueá-los, principalmente os aparelhos desviados da SOFTBANK.


Como ninguém lê, a resposta direta:
iPhone 4 na baseband 04.11.08 em diante é indesbloqueável por jailbreak ou interpositor.
  • Não existe como desbloqueá-los a não ser com a operadora pela qual foi vendido ou pagando o desbloqueio  via IMEI,
  • Não existe downgrade de baseband,
  • Não adianta retornar ao iOS 4, 5.1.1 ou qualquer que seja,
  • Não adianta comprar GEVEY seja qual for o modelo.

SOFTBANK:

A operadora japonesa SOFTBANK tem como política não desbloquear os iPhones vendidos por ela.
Alguns prestadores de serviço ofereceram desbloqueio via IMEI para aparelhos da SOFTBANK, provavelmente desbloqueio obtido irregularmente em conivência de funcionários da empresa. Na época, pediam cerca de trezentos dólares pelo “serviço”, muitos pagaram para desbloquear os seus iPhones e perderam o dinheiro, outros tiveram melhor sorte.
iPhones 4 nas basebands em que os interpositores não funcionam são efetivamente iPods fora do Japão, pois a operadora não permite o desbloqueio mesmo após o terminado o contrato. Ou se arrisca o desbloqueio via IMEI, ou usa-o como iPod.
Já os iPhones 4S, podem ser desbloqueados via interpositor pelo GEVEY para iPhone 4S no iOS 6, é um modelo específico para o iOS 6.
Não existe nenhuma maneira de desbloquear os iPhones 5 vendidos pela SOFTBANK para uso em outras operadoras além do desbloqueio via IMEI.

Baseband do iPhone 4:

A baseband é processador de comunicação, também conhecido como modem. A baseband roda um sistema operacional próprio, seguro e auditado, e é ele que faz toda a comunicação com a rede celular, o iOS comunica com a baseband e ela comunica com a rede celular. O bloqueio de operadora é feito na baseband, é ela que permite ou não o uso de um SIMCard de outra operadora.
Como as basebands são independentes, você pode atualizar o iOS sem atualizar o firmware da baseband através de uma CustomIPSW. Mas uma vez atualizado o iOS via atualização normal do iTunes ou via Over-The-Air, a baseband também é atualizada.
Diferentemente das basebands do iPhone 3G, iPhone 3GS e iPad original (X-Gold 608), a baseband do iPhone 4, que é de uma geração mais recente (X-Gold 618), requer uma chave RSA de 1024 bits para acesso ao firmware. Somente a Apple possui esta chave e é considerado computacionalmente impossível de se calculá-la.
Ou seja, uma vez atualizada a baseband do iPhone 4, é impossível retornar a uma versão anterior sem a autorização da Apple, o famoso downgrade. Repetindo: atualizou, já era.

iPhones 4 desbloqueados pelo Ultrasn0w:

Na época do lançamento do iPhone 4 em 2010, era possível desbloqueá-los através de jailbreak + Ultrasn0w para quem estivesse na baseband 01.59.00.
Quem comprou um iPhone depois do lançamento e obviamente já o recebeu com uma baseband mais recente, não pôde usar este método de desbloqueio. Quem atualizou sem preservar a baseband também perdeu o desbloqueio.
Se você ainda está na baseband 01.59.00, ainda é possível usar o Ultrasn0w para desbloquear os iPhones 4, mas somente quem ainda está nela. Atualizou o iOS normalmente pelo iTunes (sem manter a baseband), perdeu a possibilidade de desbloqueio via Ultrasn0w.

Basebands do iPhone 4 incompatíveis com interpositores (GEVEY e etc):

Se você atualizou seu iPhone 4 bloqueado de fábrica para qualquer das versões do iOS abaixo, sem preservar a baseband, seu iPhone 4 bloqueado virou um iPod touch.
As únicas possibilidades são:
  1. Desbloquear com a operadora pela qual o aparelho foi vendido,
  2. Pagar o desbloqueio via IMEI.
Não existem interpositores que funcionem com as basebands abaixo:

Versão do iOS:Baseband Padrão:
iOS 5.0
04.11.08
iOS 5.0.1
04.11.08
iOS 5.1
04.12.01
iOS 5.1.1
04.12.01
iOS 6
04.12.02
iOS 6.0.1
04.12.02
iOS 6.1
04.12.05

Interpositores (GEVEY e etc) e o iPhone 4:

Não existe um interpositor,  GEVEY é o mais conhecido,  que funcione nas basebands do iOS 5, ou mais recentes, para o iPhone 4. A GEVEY desenvolveu um interpositor para o iPhone 4S que permite o desbloqueio destes aparelhos no iOS 6, mas é incompatível com os iPhones 4. Para quem tem um iPhone 4S bloqueado,  é o GEVEY ULTRA S para iPhone 4S iOS 6.
Para quem já atualizou e está em uma baseband incompatível, veja a lista acima, só resta pagar o desbloqueio com a operadora ou  via IMEI pois não é possível efetuar o downgrade da baseband em iPhones 4, iPhones 4S ou iPhones 5.
No caso dos iPhones 4 adquiridos da SOFTBANK, o desbloqueio via IMEI custará em torno de US$ 200 e nem sempre é possível ser feito, poucos oferecem o serviço, ou vale a pena economicamente fazê-lo.

Basebands do iOS 4 + GEVEY + iOS 6:

Para quem ainda está em alguma versão do iOS 4, dizem que ao se atualizar para o iOS 6 preservando a baseband do iOS 4, o GEVEY continua a funcionar no iPhone 4 após a atualização.
Para preservar a baseband, crie um CustomIPSW do iOS 6.1.2 sem a baseband através do redsn0w mais recente. Coloque o seu iPhone 4 em modo de restauração DFU e use o CustomIPSW criado pelo Redsn0w para atualizar o seu iPhone.
Deixando bem claro, dizem ser possível – pessoalmente nunca fiz este processo no iPhone 4 e não posso confirmar o funcionamento. No 3GS este mesmo procedimento é necessário para manter o uso do Ultrasn0w e é eficaz.

Desbloqueio via IMEI:

Como para o iPhone 4 o risco de transformá-lo em um iPod é enorme e inúmeros aparelhos estão engavetados desde o lançamento do iOS 5, a melhor alternativa é o desbloqueio via IMEI.
Para quem possui um iPhone 4 da AT&T, onde o desbloqueio via IMEI é barato, não há dúvidas, é o melhor caminho.
  • Para quem ainda tem conta ativa na própria AT&T, é gratuito uma vez cumprido o contrato.
  • Para quem comprou um iPhone desviado de uma operadora, várias empresas e terceiros oferecem o serviço, confira no eBay por exemplo.

Blacklist:

Usualmente se diz que um aparelho está na blacklist porque sua ativação é bloqueda no iTunes ou no assistente de ativação, bloqueio este exercido pela Apple, mas também pode ser o IMEI do aparelho bloqueado diretamente no cadastro das operadoras.
As causas mais comuns do aparelho ir para a blacklist são:
  • aparelhos que foram roubados e seus donos pediram bloqueio do IMEI
  • aparelhos comprados nas operadoras parcelados para pagamento junto com a fatura
  • aparelhos comprados com desconto de fidelização em que os contratos não foram pagos.
Existem mais possibilidades, mas sempre envolvem roubo, desvio ou dívida. Somente a operadora pelo qual o aparelho foi vendido pode retirar o aparelho da blacklist, entre em contato com ela.

Não tenho como pagar o desbloqueio via IMEI, o que fazer:

Nada, uma vez atualizado não é possível fazer o downgrade da baseband e não há um interpositor compatível.