Aprendendo a configurar um roteador

Umas das coisas que mais vem acontecendo em nosso país é a popularização dos computadores nos lares brasileiros. Como consequência disso, muitas casas que já possuiam pelo menos 1 PC, hoje contam com mais um computador ou notebook e precisam compartilhar a conexão de internet que dispõe. Esse post irá explicar os principais conceitos necessários para que você tenha condições de configurar o seu roteador.
O primeiro passo para que sua conexão possa ser configurada é conectar os cabos corretamente. Basicamente todo roteador possui uma entrada WAN (tem escrito sobre ou sob a porta) e várias entradas LAN. Na entrada WAN você deve conectar o cabo da internet e nas portas LANs os cabos dos computadores que usarão a internet compartilhada. Observe a imagem abaixo:
image
O cabo da esquerda está conectado na porta WAN e é o cabo da internet. O da direita está sendo conectado numa porta LAN, e é o cabo de um computador que usará o acesso compartilhado pelo roteador.
O segundo passo é acessar o roteador através do navegador. Para isso, você necessita descobrir o IP dele. Para descobrir o IP do roteador faça o seguinte… Mesmo sem ter configurado nada, conecte o cabo de rede do computador que será usado para configurar o roteador a uma das portas LAN do roteador e siga os seguintes passos:
  • Vá até o menu Iniciar, depois em Executar, digite: cmd e dê um ENTER;
  • Ao abrir o prompt de comando, digite: ipconfig e dê um ENTER;
  • Nas informações que aparecera, procure o número IP do Gateway Padrão e anote;
Pronto, descoberto o IP do roteador vamos à sua configuração. Abra seu navegador e digitehttp://ipDoRoteador (com os pontos). Muito provavelmente o roteador exigirá uma autenticação para poder liberar seu acesso. Abaixo você confere os usuários e senhas padrão de fábrica dos principais fabricantes:
Fabricante
Usuário
Senha
DLinkadminem branco ou password
LinkSysem brancoadmin
Intelbrasadminadmin
Netgearadminpassword
TPLinkadminadmin
Depois de logar no roteador vá para o próximo passo, que é a configuração do roteador em si.
CONFIGURANDO O ROTEADOR
A configuração de roteadores é dividida em dois tópicos: A configuração da rede WAN, ou seja, a configuração da sua conexão com a internet e a configuração da rede LAN, que é a configuração necessária para que a conexão seja distribuida entre os computadores.
Como configurar a WAN
A primeira coisa a se fazer para configurar a WAN é se certificar de como é o funcionamento da sua conexão de internet. Provavelmente você não saberá qual o tipo de sua conexão, portanto, ligue para o seu provedor de Internet e verifique em qual das 3 opções sua conexão se encaixa:
  • IP Estático: Você configura no próprio roteador o IP que o seu provedor lhe fornecerá. Alguns provedores de Internet à rádio usam este tipo de conexão. Para configurá-la você deve ter em mãos as seguinte informações: IP da sua máquina, máscara de sub-rede, IP do Gateway (se pronuncia gueituei), DNS Primário e DNS Secundário. Com as informações em mãos basta preencher os dados na seção WAN do seu roteador como na imagem abaixo (imagem variável de roteador pra roteador):
    image 
  • IP Dinâmico (ou DHCP): O provedor é quem configura os dados da sua conexão automaticamente. Normalmente provedores de Internet à cabo usam esse tipo de acesso em conjunto com o cadastro de endereço MAC. Para configurar esse tipo de conexão basta você clonar o endereço MAC (ensinaremos em um outro post) da placa de rede cadastrada no seu provedor ou informar o MAC do seu roteador para o provedor. Feito isto você não precisa fazer mais nada. A configuração ficará como na imagem abaixo:
    image 
  • PPPoE: Esse é o tipo de conexão mais comum no nosso país. Você precisa de um provedor para se autenticar e poder navegar na Internet. Algumas das conexões que usam esse tipo de acesso é a Velox da Oi e a Speedy da Telefônica.Ao assinar seu plano de Internet você contrata um provedor de acesso e recebe um usuário e senha. Para configurar sua conexão PPPoE você deve ter em mãos seu usuário e senha, só isso. Com eles em mãos, configure a sua conexão preenchendo os dados solicitado como na imagem abaixo:
     image
Pronto, sua conexão com a Internet está configurada. Vamos partir para a configuração da sua LAN.
Como configurar a LAN
Na seção de configuração da LAN apenas a distribuição dos IPs pelo DHCP. Relaxe, é simples ;)
Caso o DHCP esteja desativado, ative-o. Procure pelo lugar onde você define o IP inicial e final que será distribuido pelo DHCP. Deixe um intervalo de pelo menos 10 IPs entre o inicial e final, como na imagem:
image 
Note que eu configurei um intervalo de 99 IPs, indo do 100 ao 199.
Pronto, seu roteador está configurado para compartilhar sua conexão com outros computadores. No próximo post ensinaremos como configurar seu roteador wireless.
Abraços e até a próxima.