Pai do PC Faleceu



Embora o seu nome não seja tão conhecido, a contribuição Ed Roberts na informática teve um impacto sobre todos nós. 
Creditado com o primeiro PC do mercado, o Altair Rodrigues 8800 foi a inspiração para Bill Gates e para a Microsoft. 
O aparelho foi lançado pela empresa MITS Roberts em 1975 e apareceu na capa da Popular Electronics. Paul Allen e Bill Gates contactaram Roberts e ele ofereceram-se para escrever o software para o computador, o que resultou nos dois trabalharem para Roberts.

Mais tarde Gates e Allen fundaram a Microsoft e logo após em 1977 Roberts, então com 36 anos, mudou-se para a Geórgia e comprou uma fazenda. Em 1982, ele frequentou a escola médica e em 86 formou-se, em 1988 estabeleceu um pequeno consultório médico em Cochran, Georgia.


Roberts contraiu pneumonia e morreu ontem aos 68 anos. Gates e Allen lançaram uma declaração conjunta, elogiando o "pai do PC".

"Estamos profundamente entristecidos com o falecimento algo prematuro do nosso amigo e mentor, Ed Roberts, os nossos pensamentos e orações estão com sua família.

"O Ed foi um verdadeiro pioneiro na revolução dos computadores pessoais, e nem sempre recebeu o reconhecimento que merecia. Ele era um homem intenso, com um grande sentido de humor, sempre se preocupou profundamente com as pessoas que trabalhavam para ele, inclusive nós.
Ed deu uma hipótese a dois rapazes interessados em computadores muito antes de estes serem comuns - estamos-lhe muito gratos. O dia em que testamos o nosso primeiro software, e este funcionou no seu Altair foi o começo de muitas e grandes coisas. São muitas as boas lembranças de trabalhar com o Ed em Albuquerque, no seu escritório da MITS, na Route 66 - onde aconteceram tantas coisas interessantes que nenhum de nós poderia ter imaginado naquela época.

"Acima de tudo, vamos recordar o Ed como uma pessoa com grande compaixão - e isso tornou-se bem evidente na maneira como ele decidiu passar a segunda metade da sua vida, indo para uma escola de medicina e trabalhando como médico, fazendo visitas domésticas. A sua falta será sentida por muitos, e nós sentimo-nos afortunados por o termos conhecido."